– Sistema de faixas

SISTEMA DE FAIXAS

     2019     FEDERAÇÃO  MINEIRA  DE  JIU-JITSU                        F.M.J-J.    

         FAIXAS PRETAS   SISTEMA     F.M.J-J.

A Federação Mineira de Jiu-Jítsu adota este  sistema de exame  para FAIXA PRETA  desde a sua fundação em 1976,com reciclagens periódicas das técnicas para seus filiados.

A entidade concede a FAIXA PRETA e graus desta, ao aspirante que se submete a Banca Examinadora . O  tempo de carência  nas  faixas coloridas  inicia  no registro na Federação . A  contagem  de tempo  de  carência na faixa preta, que  era  feita de grau para grau , passou a ser iniciada  na concessão da faixa preta lisa .  Considerar que  cada ano  de ausência  sempre foi     subtraído  nesta contagem de   tempo de carência.                            Atentar para o que segue .

FAIXAS  COLORIDAS   MARROM AOS 18 ANOS  E DOIS (2)  ANOS DE PERMANÊNCIA  NELA

 

          CINCO (5) ANOS DE PRATICA CONTINUADA ,  DA FAIXA BRANCA A FAIXA MARRIOM . EM SEGUIDA  O EXAME PARA FAIXA PRETA LISA .    PARA ISTO  IDADE MINIMA   20 ANOS  COMPLETOS.
                      FAIXA PRETA – FAIXA CORAL –  FAIXA  RAJADA  – FAIXA VERMELHA
FAIXA PRETA  LISA   A PARTIR DOS  20 ANOS  2 ANOS NELA  
PRETA  1º GRAU –   A PARTIR DOS 22 ANOS 2 ANOS  NELE 4 ANOS DE FAIXA PRETA
 2º GRAU – ESTAGIÁRIO  A PARTIR DOS 24 ANOS     3  ANOS  NELE 7 ANOS DE FAIXA PRETA
 3º  GRAU – PROFESSOR   A PARTIR DOS 27  ANOS    4  ANOS  NELE 11 ANOS DE FAIXA PRETA
 4º  GRAU –SUPERVISOR.                  DOS 31 ANOS  5 ANOS     NELE 16 ANOS DE FAIXA PRETA
 5º  GRAU – ¨SUPERVISOR                  DOS 36  ANOS   6  ANOS   NELE 22 ANOS DE FAIXA PRETA
  6º GRAU  – SUPERVISOR.                   DOS 42 ANOS  7  ANOS   NELE 29 ANOS DE FAIXA PRETA
 7º  GRAU. CORAL. MESTRE      A PATIR  DOS  49 ANOS  8 ANOS NELA  APÓS 37 ANOS  DE FAIXA  
8º  GRAU . RAJADA -.MESTRE                    DOS  57  ANOS  9 ANOS  NELA APÓS 46 ANOS DE FAIXA
9º  GRAU . FAXA VERMELHA    A PARTIR DOS 66 ANOS                 10 ANOS NELA APÓS 56 ANOS DE FAIXA
10º GRAU = FAIXA  VERMELHA                    DOS  76  ANOS 11 ANOS NELA APÓS 67 ANOS  DE FAIXA
A SUGESTÃO DE 1998: ACIMA DESTA UMA FAIXA DIFERENCIADA E PERMANENTE  PARA UM ÚNICO  MESTRE ENQUANTO ELE VIVER, ELEVADO  EM  VOTAÇÃO SECRETA PELOS DEMAIS.
A Federação  não deve  registrar  faixa ou documento  de graduação (certificado ou diploma), de nenhuma entidade congênere, se o tempo de carencia  do portador do documento cedido ao residente no Estado de Minas  Gerais , seja  inferior  ao mantido pela  F.M.J-J. Em caso de dúvidas exige-se o curricular do portador, emitido pela mesma entidade, para  confirmar e registrar, tornando  aquele documento legalizado junto a F.M.J-J.

A- Considerar  que a  faixa oficial do jiu-jítsu  tem  4 centímetros  de largura, uma tarja preta de dez(10)  centímetros de comprimento  numa das pontas  ,e distanciado dois  ( 2) centímetros desta ponta.

B- Considerar que na faixa amarrada  a tarja preta fica para o lado esquerdo do corpo ;

C-.Considerar que os graus na faixa preta  devem  estar  condicionados  ao tempo de  prática , as competições ,aos serviços prestados  ao jiu-jítsu,  a sua equipe,e a entidade emissora .

NOTA ! Após a inexplicável criação de tantas Ligas, Federações e Confederações paralelas, as competições de jiu-jítsu  tem tomado  rumos diversos. Com isto a metodologia e a didática própria  da arte  estão se deturpando ,até esquecidas . Federação  Mineira de Jiu-Jítsu   (F.M.J-J.) por mais que se modernize , naõ pode  abrir mão dos seus princípios  e das  raízes  do jiu-jítsu tradicional .

                                Revisto em janeiro 2019 .  Mestre Adair Alves de Almeida  (CONARS).

                                              ADENDOS 

A entidade concede a FAIXA PRETA e graus ATÉ O 3º , ao aspirante que se submete a Banca Examinadora ,composta de  um minimo de três (3)  membros  do CONARS  convocados para compor a Banca Examinadora.São exigências comum ao aspirante a preta : carência mínima,carteira do ano , a participação nos eventos da Federação ,curso de arbitragem central e ou lateral  e outros. Para o 3º grau alem dos cursos , serviços prestados,prova escrita  e outras 

Uma vez submetido ao exame,  60% do exigido no programa(  minimo de 60 pontos  em máximo de 100 pontos )  estara  aprovado, recebera o certificado de faixa preta . O 1º e 2º graus   diplomados como tal. O  3º  diplomado como professor estagiário . Do 4º ao 6º grau   considerado professor em definitivo e supervisor.

Porem , o que obter  o máximo de  59 pontos deverá fazer outro exame  após um minimo de 30 dias .

A faixa preta  para o federado somente  poderá  ser   cedida pela Banca Examinadora da F.M.;J-J. O Professor,individualmente ,não   concede  a faixa preta  . Caso isto aconteça  em desrespeito   ao  Regulamento  esta faixa não  poderá ser   reconhecida  ou registrada na Federaçaõ Mineira de Jiu-Jitsu ) . 

SISTEMA DE FAIXAS   F.M.J-J.

  PS.  A FAIXA AZUL CLARA  FOI ELIMINADA,EM SEU LAGAR A FAIXA   CINZA ( CBJ.J) .
Embora a faixa cinza esteja agora prevalecendo  para os menores até 15 anos , as faixas tradicionais amarela, laranja verde ,azul e roxa naõ foram eliminadas .As faixas cinza na idade do competidor faixa amarela cortresponde,e assim por diante. Azul e roxa permsanece para 16 e 17 anos.
 A filiação é livre somente até a faixa azul lisa. Filiar diretamente na fixa azul implica nela permanecer  tempo dela,mínimo  necessario  aumentado na carencia para o exame a faixa preta.  
Registro direrta  na roxa Filiação direta na roxa  ou  marrom somente com folha curricular emitida por entidade superior ( Federação ,confederação ) atestando tempo de de militância na faixa anterior compatível ou superior ao exigido pela FMJ-J.Na carebcia para faixa preta será acrescentado o tempo dela,se necessário.
 Filiar diretamente na faixa preta lisa o registro é de vinculação,como faixa preta lutador . O interessado , apresenta a carteira do ano em curso e atestado da faixa , ou declaração nominal , fornecida pela presidência da entidade outorgante. O preta vinculado recebe carteira carteira da FMJ-J como faixa preta lisa lutador, porem diploma somente quando efetuar exame frente a banca examinadora da FMJ-J. Considerar que os graus da faixa preta estão condicionado ao tempo,as competições ,aos serviços prestados a FMJ-J

 FAIXA BRANCA EM COMPETIÇÃO

O faixa branca  participa dos torneios  da Federaçaõ  ha anos,porem com regras definas,hoje eliminadas pela Confederaçaõ. Porem,a Federaçaõ reserva o direito de melhor protege-los . Técnicas como chave Kimura , triangulo, estrangulamentos laterais e por traz, imobilizações superiores .Estas  técnicas são próprias das faixas coloridas, e se aplicadas   e causar danos ao competidor faixa branca poderá haver  penalização  por crime de responsabilidade , a quem determinada. 
A largura da faixa do jiu-jitsu, da branca a preta ,é de 4 centímetros, e estará correta se a tarja preta tiver de 10 cmts de comprimento e distanciado 2 ctms de numa das pontas da faixa ; quando a faixa estiver amarada a tarja fica para o lado esquerdo do corpo; Os graus são afixados sobre a tarja.
O faixa branca ,da infantil em diante ,que tenha competido nela por 5 vezes não devera continuar competindo como branca , mas elevado a amarela .
NOTA ! Após a inexplicável permissão para criação de tantas confederações e federações as competições de jiu-jitsu  tomaram outro rumo , e os  faixas brancas  já apliquem nas competições  as técnicas dos coloridos.Com isto a metodologia e a didática própria da FMJ-J, ao invés de ser reforçada pelos que chegaram posteriormente  esta sendo deturpada pela falta de  critério  de tantas entidades e de  instrutores com atenção voltada  unicamente pelo  resultado da luta do aluno faixa branca em competição.