Adair Alves de Almeida,

 Presidência da Federação Mineira de Jiu-Jitsu. 

JIU-JITSU SEM ÉTICA?

Define-se o esporte como um conjunto de exercícios físicos que se apresentam sob a forma de jogos individuais ou coletivos, cuja pratica obedece a certas regras precisas e sem fim utilitário imediato.

A arte marcial, como esporte, não pode buscar aperfeiçoar somente as qualidades físicas do indivíduo, mas ampliar-se ao mental, ao espiritual.

Uma equipe de jiu-jitsu lida com esporte amador especializado,a premiação é olímpica medalhas e troféus, pois a intenção é fortalecer o espírito cívico. Portanto, associar compensação monetária ao atleta federado desfaz a intenção cívica do acontecimento .

Esta se tornando moda pagamento de premiação em dinheiro, por certos promotores de eventos esportivos , cujo compromisso não é com o esporte nem com o civismo, mas com o lucro que este esporte possa lhe conferir.

Infelizmente neste grupo já se encaixam algumas entidades de direção de esporte.

A premiação em dinheiro naõ é maléfica para as demais federações cujo intuito é outro. A premiação em dinheiro vem até mesmo se intrometendo na didática do ensino nas academias, modificando pensamento e ação, afetando bons atletas competidores, afastando-os de competições oficiais, para seguirem a trilha da compensação em dinheiro, noutros estados e noutros paises.

Estes promotores, são na verdade empresários que oferecem premiação em dinheiro aos jiujitsukas em busca do seu lucro. Não deveria ser permitida a criação de federação esportiva profissional como se anuncia, mas de empresa de espetáculo profissional com fins lucrativos, pagando os impostos devidos, e obrigando-a retirar-se da sombra do esporte cívico.

Até mesmo a liberdade deve ter limite, pois liberdade ilimitada não é benéfica.


Leia também:
- O COMPETIDOR “ PRATA DA CASA
- Esporte, sonho e realidade

 

 
 
Tiradentes Web: produção e hospedagem de sites
© 2007 - Federação Mineira de Jiu-Jitsu
  Página Inicial Mapa do Site Entre em Contato
 


Endereço.: Av. Amazonas, 885/ Sl.348 Centro - Belo Horizonte /MG - Telefax.: (31) 3224-8979 - E-mail: fmjitsu@terra.com.br
Expediente: de 2ª a 6ª feira, de 9:00 as 13:00 Hs. e de 14:00 as 18:00.  A Presidência atende de 14:00 as 18:00 Hs.